domingo, 10 de junho de 2012

LIVROS SAGRADOS

 TAREFA PARA O DIA 19/06/2012
 Fazer no caderno

As tradições religiosas preservam seus ensinamentos e normas através de textos que são considerados sagrados. Atribui-se a eles uma origem divina através de um mensageiro, um iluminado ou um discípulo. Os textos são expressões da relação do humano com o divino. Neles há um forte apelo do Criador e das forças sobrenaturais para que o ser humano torne-se mais justo, compassivo, bom e santo.  O leitor sabe que, ao acolher os ensinamentos dos textos sagrados, pode tornar-se perfeito ou aproximar-se da divindade, dando maior sentido à sua existência.  Os livros sagrados revelam o desejo de transcendência presente nas culturas e povos das mais diferentes regiões do planeta nos diversos períodos da história.
São exemplos de escrituras sagradas: o Bhagavad-Gita do hinduísmo; a Torá do judaísmo; o Tri-Pitakas do budismo; o Novo Testamento do cristianismo e o Alcorão dos muçulmanos. Há muitos textos e saberes sagrados difundidos pelo globo, mas estes são os mais conhecidos e pela maior parte da população mundial.
A Torá original foi transmitida por Deus a Moisés, após ter permanecido 40 dias e 40 noites sem comer, dormir ou beber. A Torá foi ensinada ao povo e seu conteúdo foi compilado na íntegra, para que jamais fosse esquecido e permanecesse imutável, mesmo com a morte dos sábios que a transmitiram, de geração a geração. A Torá também é conhecida como Pentateuco, composta pelos cinco primeiros livros da bíblia.
  1. Quem preserva seus ensinamentos e normas através dos textos sagrados?
  2. Através de quem atribuiu aos textos uma origem divina?
  3. Qual apelo do Criador e das forças sobrenaturais há nos textos sagrados?
  4. O que revelam os livros sagrados?
  5. Cite 3 exemplos de escrituras sagradas.
  6. O que é Pentateuco?
  7. À quem Deus transmitiu a Torá?
  8. O que são os textos sagrados?
  9. O que o leitor sabe que ao acolher os ensinamentos dos textos sagrados?
  10. Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
  11.  
  12. Disponível em: http://prhh.wordpress.com/2012/05/01/as-escrituras-sagradas-8a-serie/ 

Nenhum comentário: