O
que é um seminário?
- Dinâmica de estudo em grupo a partir da proposição e da discussão de um tema;
- O estudo envolve apresentadores e plateia;
- Requer preparo prévio – coleta de material bibliográfico acerca do tema, leitura, redação e metodologia de apresentação oral.
Qual
a finalidade de um seminário?
- Aprofundar um tema;
- Propiciar o debate;
- Socializar o conhecimento;
- Despertar o interesse;
- Estimular a participação;
- Tornar o estudo aprazível.
Como
organizar um seminário?
- Eleição do coordenador (dirigir trabalhos) e secretário (garantir participação);
- Participação e comprometimento dos membros do grupo;
- Definição do tema e criação de uma estrutura de tópicos;
- Elaboração de um roteiro de trabalho;
- Adequação da abordagem ao tempo e ao público;
- Distribuição das tarefas entre os membros do grupo;
- Estipulação de prazo para o cumprimento das etapas do roteiro de trabalho;
- Disposição dos recursos necessários;
- Reunião de finalização e ensaio;
- Apresentação do seminário.
Quais
as etapas de um seminário?
- Distribuição da programação à plateia (visão geral do seminário - apresentação dos tópicos, dos palestrantes e instituições) e do relatório ou do artigo à banca examinadora;
- Abertura do seminário com a apresentação do grupo e do tema (coordenador)
- Introdução: contextualização do tema e apresentação da estrutura de tópicos(coordenador – 3 a 4 minutos);
- Desenvolvimento: análise de cada tópico e o encadeamento lógico e coerente entre os mesmos (demais membros do grupo – 7 a 10 minutos);
- Conclusão – reflexão, síntese e ênfase nos pontos chave sobre tema (secretário – 5 a 6 minutos);
- Discussão – consolidação dos aspectos fundamentais a cerca do tema (plateia e grupo);
Qual
a forma da apresentação?
- Domínio do tema e do tópico (visão geral e do detalhe);
- Fala fluente e espontânea – sem leitura do texto ou exposição decorada;
- Durante a fala, voz alta com pronúncia clara das palavras;
- Exposição do assunto dentro de uma sequencia lógica;
- Priorização dos aspectos essências nos 5 minutos iniciais;
- Preparo do encadeamento para o próximo tópico;
- Controle sobre a postura corporal;
- Prevenir situações que desviam a atenção do público;
- Uso correto do tempo pré-estabelecido (média de 15 a 20 minutos).
Qual
é a postura ideal do palestrante?
- Colocar-se de pé;
- Variar o tom de voz;
- Optar por frases curtas;
- Deixar as mãos livres para que os gestos apareçam;
- Olhar para o público não apenas para uma pessoa da plateia;
- Deslocar-se lentamente dentro do espaço da apresentação;
- Ficar de frente para plateia – jamais de costas;
- Inclinar o queixo em 90º para facilitar a fala;
- Usar o vestuário correto;
- Evitar a gíria e as situações cômicas;
- Esboçar semblante que revele confiança e simpatia;
Como
o corpo se expressa – de forma negativa?
- Mãos nos bolsos: preciso me proteger;
- Mãos nos cabelos: tenho a intenção de seduzir ou preciso puxar as ideias- Rosto inclinado: estou com baixa estima e pouco preparado;
- Braços cruzados: estou sendo ameaçado;
- Pisar forte: estou inseguro;
- Sobrancelhas franzidas: estou preocupado e com dificuldades;
- Sorriso eterno: estou tentando enganar;
- Tosse fingida: preciso cair fora;
- Mão ajustando o colarinho: tenho dificuldade em lidar com a pressão;
- Gestos rápidos e mãos trêmulas: estou nervoso;
- Olhos fixos em uma pessoa: você é o meu predileto;
- Mão fechada atrás das costas: estou com raiva;
- Bater os dedos sobre a mesa: estou sem paciência;
- Bater os pés ritmicamente: estou irritado;
- Morder a boca: vou partir para agressão;
- Dar as costas à plateia: tenho desprezo por todos.
Como
o corpo se expressa – de forma positiva?
- Sorriso autêntico, confiante e oportuno: estou de bem com a vida;
- Calma frente a situações inesperadas: sou tolerante;
- Rosto erguido: estou confiante e acredito na minha capacidade;
- Palmas das mãos expostas: estou sendo sincero e não tenho nada a esconder;
- Pontas dos dedos unidas e mãos espalmadas: estou comprometido com a verdade;
- Olhar distribuído na plateia: tenho respeito e consideração por todos.
Como
desenvolver uma boa oratória?
- Praticando, praticando e praticando.
- Como apresentar um conteúdo?
- Apoiar-se 80% na fala e 20% no material áudio visual;
- Reconhecer os slides de apresentação como recuso e não finalidade;
- Expressar as ideias de forma clara e objetiva;
- Conceituar os termos chaves que compõem a ideia;
- Exemplificar sempre que possível;
- Usar mais a imagem do que o texto;
- Utilizar linguagem clara e simplificada;
- Racionalizar o uso dos elementos visuais – evitar a poluição visual;
- Combinar cor do fundo e dos elementos gráficos, e;
- Dimensionar o tamanho da fonte em função da distância do observador.
- Cuidar da ortografia;
- Editar a fonte no tamanho mínimo de 20;
- Usar no máximo dois tipos de fonte;
- Empregar o vocabulário adequado;
- Distribuir o tamanho da letra conforme a importância do conteúdo;
- Editar texto curto em letras maiúsculas e textos longos, em letras minúsculas;
- Inclinar o texto somente para cima em frases curtas;
- Compor as frases com seis a oito palavras;
- Incluir até 7 linhas por slides;
- Associar a imagem ao texto;
- Comunicar-se com a linguagem das cores;
- Harmonizar a cor da letra com a cor do fundo;
- Comedir-se nos efeitos especiais;
- Evitar o uso de fotos como pano de fundo;
- Testar a legibilidade dos textos
- Ensaiar antes de apresentar;
- Calcular no máximo um slide por minuto de apresentação;
- Gravar a apresentação em pen – drive e em CD;
- Tentar abrir o arquivo depois de gravado.
“Lembre-se por melhor que seja uma apresentação,
ela
jamais irá dispensar do palestrante o domínio do
conhecimento”.
(Prof. Marco Antônio Abreu de Andrade, Eng. Agr,, M. Sc)
Fonte:
Autor:
Prof. Marco Antônio Abreu de Andrade,
Eng. Agr,, M. Sc.
Título:
Guia de apresentação com os recursos do Microsoft Power Point.
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